logo da aposto: arroba com a maiúculo e fonte cursivalogo da aposto: arroba com a maiúculo e fonte cursiva
foto do prédio da medical center

Medical Center: conceito pioneiro estabelece novo marco na medicina do RS

Complexo, localizado em Bento Gonçalves, proporcionará paridade ao que há de mais avançado quanto a atendimento clínico no país

Bento Gonçalves prepara-se para dar um dos passos mais importantes da história contemporânea no setor de saúde privada. Resultado da união de um conceito pioneiro no Estado à alta tecnologia, tratamento diferenciado e expertise administrativa, o Medical Center, empreendimento voltado à área de clínicas e consultórios, instituirá, a partir de 2022, um novo marco para soluções em diagnósticos e tratamentos na Serra Gaúcha. O complexo, que ficará localizado no coração do município, ao lado do Hospital Tacchini, representará, além de inúmeras vantagens competitivas aos profissionais, como processos integrados, ganho de escala de atendimentos e rapidez na tramitação de exames, a certeza de um atendimento célere e humanizado, com o paciente no centro das ações.

Outrossim, a parceria entre a Forma Espaços Imobiliários Ltda., o Hospital Tacchini e o Plano de Saúde Tacchimed, também vai possibilitar o início das atividades do primeiro Hospital Dia da região. Trata-se de um centro de curta permanência com alta tecnologia, que incluirá um Centro de Diagnóstico por Imagem, Posto de Coleta de Exames e Centro Cirúrgico de média complexidade, beneficiando especialidades como a cirurgia plástica, cirurgia vascular, proctologia, ginecologia, urologia e cirurgia de mão.

Conforme Hilton Mancio, superintendente executivo do Hospital Tacchini, o pioneirismo do modelo deverá promover paridade ao que há de mais avançado no mundo quanto a atendimento clínico. ‘Bento Gonçalves não tem nada parecido, nem na região. Nossa equipe de pesquisas não encontrou esse sistema funcionando nem nos Estados Unidos, então nesse aspecto ele tem ineditismo importante. A tecnologia nós já temos, precisávamos apenas da estrutura do Medical Center pra tornar viável esse tipo de implementação que queremos fazer. Hoje, os consultórios são todos pulverizados, nós não temos esse nível de integração’, adianta.

A celeridade, peça central no planejamento da operação do Medical Center, deverá ser um dos grandes diferenciais do complexo. A proposta, de acordo com Mancio, é reduzir consideravelmente o tempo de resposta ao paciente, auxiliando, assim, diretamente nas chances de tratamento em casos mais complexos e minimizando impactos emocionais. ‘Nós queremos que o paciente que precisa de um exame de imagem no consultório desça ao centro de diagnóstico no Medical, faça o exame e, em 30 minutos, vamos disponibilizar o laudo e as imagens ao consultório médico, para o profissional concluir o atendimento. Faremos tudo isso no tempo que ele alocará para resolver a questão. Então, algo que hoje leva 15 a 20 dias pra concluir, faremos em 1h ou 2h’, explica o superintendente.

Concepção baseada no que deu certo

Um projeto da magnitude do complexo Medical Center precisa ter, acima de tudo, uma base sólida administrativa, voltada para as necessidades de médicos e pacientes. Pensando nisso, o projeto é embasado em sistemas parecidos que já comprovaram efetividade. ‘A gente tinha algumas experiências de trabalho em empreendimentos em Porto Alegre. Realizamos um estudo e identificamos que um paciente, desde o momento em que percebe a necessidade de assistência médica, até quando está sentado na frente do médico, tem que vencer 16 barreiras. Se o profissional não faz o diagnóstico no primeiro momento ou ainda precisa de exames para finalizar, são mais 20 barreiras e isso faz com que os custos fiquem elevados e o paciente tenha um desgaste com ansiedade, esforço e dinheiro pra conseguir chegar no seu diagnóstico e somente após isso, começar seu tratamento. Nós precisávamos reduzir o tempo dessas barreiras e tornar isso mais fácil e mais ágil, ao mesmo tempo a gente precisava maximizar o esforço do paciente, pra ele chegar o mais próximo possível da solução que ele precisa com o mínimo de esforço. No Medical Center, vamos corrigir algumas anomalias que se criaram nas práticas de saúde, como por exemplo o paciente ficar mais tempo na sala de espera do consultório do que sentado na frente do médico. Isso não pode acontecer’, revela o diretor do plano de saúde Tacchimed, dr. Luis César de Moura.

Praticidade, segurança e conforto para médicos e usuários

Muito além dos benefícios para a área de Saúde, o Medical Center também apresentará o que há de mais moderno quanto a praticidade e conforto aos usuários. O complexo - com 16 andares para clínicas e consultórios de pequeno, médio e grande porte – contará com acessibilidade universal, estacionamento robotizado para 433 vagas e ampla recepção com cadastramento biométrico. ‘Nós implantamos todos os aspectos assistenciais e tem o facilit comfort do paciente. A população de Bento Gonçalves não sabe o que é chegar no consultório, estacionar o carro e já pegar o elevador ao subir. Uma coisa é toda a parte assistencial, mas tem também esse plus do chegar, da agilidade, do não perder tempo. Nos colocamos no lugar do paciente. No Tacchini passamos muito tempo estudando a nossa estrutura organizacional, e o meio tradicional do organograma estabelecido, e em determinado momento, chegamos à conclusão de que não tem desenho que responda ao que nós queremos fazer, porque queremos o cliente no centro. A estrutura tem que ser móvel e lançar mão de tudo que ela precisa para resolver o que o paciente necessita. O cliente é o centro do processo. Levamos meses estudando isso, debatendo, buscando conhecimento e conceitos, e vamos pôr tudo em prática no Medical Center’, garante Mancio.

Complexo abre possibilidade ao Turismo de Saúde

Recebendo anualmente aproximadamente 1,5 milhão de turistas, Bento Gonçalves já ratificou seu nome entre os principais destinos no Brasil. Entretanto, conforme adianta o diretor do Tacchimed, a cidade poderá passar a constar dentro de um novo rol de opções para quem deseja aliar qualidade de vida ao que há de melhor em termos de tratamento de saúde. ‘Estudamos o tema de Turismo Médico desde 2006, e compreendemos que sendo Bento um polo turístico cada vez mais consolidado, precisamos de alguma maneira evoluir a ponto de se tornar também um elemento de sinergia para esse elo turístico. Hoje a gente conhece e enxerga o trânsito de pessoas no mundo para fazer tratamento de saúde, cirurgia de todas as naturezas e em um lugar que nem esse, com tantos atrativos turísticos, ter algo como o Medical Center vai trazer sinergia. E o que nós queremos, como instituição de saúde, ser também um elemento de atração. As pessoas quando viajam para fazer esses tratamentos, elas não estão só procurando o procedimento de saúde, estão procurando o turismo também. Entendemos que o Medical Center tem esse condão de ser um elemento que vai fazer essa ligação. Ele será um fator decisivo para pessoas que querem morar, fazer turismo ou tratamento de saúde em Bento Gonçalves’, conclui Moura.

Construção de alta tecnologia

De acordo com um dos sócios-diretores da Forma Espaços Imobiliários Ltda, Paulo Pompermayer, além da alta tecnologia e pioneirismo promovidos na área médica, a estrutura do prédio também contemplará avanços importantes quanto a proteção e comodidade. ‘O projeto está concebido para ter 26 andares, sendo 10 subsolos, totalizando uma altura de 87 metros do 10º subsolo à cobertura. Uma grande edificação para os padrões do RS, que estará abrigada em uma área de 24.400m². O complexo irá receber conforto térmico e acústico, que superam os padrões do mercado, promovendo conforto aos pacientes, além de ser uma estrutura com total segurança’, destaca.

O prédio também contará com vidros laminados, que produzem contenção dos raios UV em 99% e diminuem até 80% na entrada do calor, que gera redução de energia para condicionamento de ar na ordem de 30%. Pompermayer também destaca a automação do estacionamento no complexo, que contará com robôs de elevação e racks com movimentação cartesiana, que realizarão todo o processo de estacionamento. ‘Além disso, o software de controle foi desenvolvido exclusivamente para esse sistema. Ele é único no Brasil’, complementa.

No mesmo viés de pensamento, Francisco Alexandre Faggion Filho, sócio-diretor da Forma Espaços Imobiliários Ltda, defende que a ousadia e antecipação no projeto auxiliará no combate à evasão de pacientes para outras regiões em busca de novas tecnologias. ‘O Medical Center oferece todas as soluções. O prédio foi todo planejado arquitetonicamente para absorver as novidades que estão hoje à disposição do setor da Saúde e o compromisso do Medical Center é de administrar tecnologias de ponta que trarão para a população o melhor benefício, concentrando em um único local na cidade as condições necessárias para fazer os exames de forma a não depender de outros hospitais’, afirma.

Medical Center, referendo a marcas de sucesso

A medicina evolui a passo acelerado nos dias de hoje. Por consequência, o modo de atendimento e a estrutura para melhor atender pacientes também precisa acompanhar este caminho. Aliado a esse conceito, dr. Alvaro Nicolao, um dos sócios da Clibecor, pioneira em métodos de cardiologia na cidade, acredita que ter o nome de sua clínica relacionado ao Medical Center referendará sua marca. ‘Queremos oferecer uma melhor qualidade de atendimento aos nossos pacientes, mas principalmente nos unirmos a proposta tecnológica e de desenvolvimento do Hospital Tacchini, com uma medicina de futuro. O Medical trará o benefício de um atendimento vertical, onde o paciente entra em um sistema modernizado de saúde, e ele consegue no mesmo núcleo realizar todo seu atendimento com tecnologia de ponta. Tentaremos oferecer cada vez mais aos pacientes da região o diferente e moderno. Todas as microrregiões abrangidas beneficiadas’, explica.

Mas muito além de conforto e modernidade, para o profissional, o fato de a cidade passar a contar com um centro pioneiro em tratamento poderá auxiliar na prevenção, melhorando a expectativa de vida das pessoas.

Últimas unidades

O Medical Center Bento Gonçalves ainda tem espaços disponíveis para instalação de clínicas e consultórios, com amplas metragens e posição privilegiada para instalação de profissionais. ‘Já chegamos a 90% do espaço comercializado, 60% foram para médicos que já são filiados ao plano Tacchini e Tacchimed, e o restante foi vendido para investidores. Nós estamos com os últimos 10% do empreendimento para comercializar. Os espaços variam desde salas de 35 m² a clínicas de 95 m², então ainda há opções e oportunidade não só para o investidor, mas também para o médico que quer estar junto deste centro de atendimento de mais de 2 mil pessoas por dia em um único local’, frisa Faggion Filho. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: (54) 3055-3141 ou (54) 99908-3718.

Conteúdo produzido para disparo na imprensa

Voltar