


Nova linha de financiamento imobiliário é anunciada pela Caixa
A partir de 1º de março a Caixa Econômica Federal abre uma nova oportunidade de garantir o imóvel próprio, a nova linha de crédito contempla a compra de imóveis novos e usados, construção e reforma. Essa modalidade de financiamento é corrigida pelo rendimento da poupança, mais uma taxa fixa que varia de 3,35% a 3,99% ao ano mais a Taxa Referencial (TR) – que atualmente está zerada. Essa oportunidade foi informada na quinta-feira (25) a Bento Cred, corresponde Caixa em Bento Gonçalves.
As pessoas interessadas em comprar com essa modalidade poderão financiar até 80% do valor do imóvel, com entrada mínima de 20%, com prazo de até 35 anos. O crédito usa o Sistema de Amortização Constante (SAC), cujas parcelas vão diminuindo com o passar do tempo, e também há opção de usar o modelo Price, cujas parcelas são fixas.
Quanto as taxas, no momento a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, sendo que o rendimento da poupança é equivalente a 70% da taxa, mais a variação da Taxa Referencial (TR). Ou seja, com o patamar atual da taxa básica de juros, de 2% ao ano, o rendimento da caderneta está em 1,4% ao ano. Mas se a Selic estivesse acima de 8,5% ao ano, a remuneração passaria a ser de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a variação da TR.
Com esses dados divulgados pelo banco, o cliente pagaria uma taxa que pode partir de 4,75% (3,35% mais 1,4%) ao ano na nova modalidade de crédito. E o produto tem uma trava de 10,16% ao ano, ou seja, o valor máximo – de 3,99% mais o rendimento de 6,17% -, que a poupança pode alcançar em um cenário de alta da Selic.
Atualmente as três opções oportunizadas pelo banco além dessa são financiamento corrigido pela Taxa Referencial (hoje zerada) mais uma taxa fixa, que parte de 6,25% a.a.; a opção com correção pelo IPCA mais uma taxa fixa que parte de 2,95% a.a.; e uma terceira alternativa que possui uma taxa fixa que parte de 8% a.a.
‘Foi um ano histórico. Foram R$ 53,7 bilhões em volume financeiro financiado na Caixa para o segmento de renda média utilizando os recursos da poupança. Isso representa um crescimento de 101,7% em relação a 2019. Nós temos 43,3% de market share desse segmento no mercado’, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Outro ponto importante é que a Caixa vai aceitar a portabilidade de crédito para esse formato de financiamento, em que correntistas de outros bancos possam aderir a linha de crédito na Caixa.
Conteúdo produzido para o Blog Bento Cred