


Originalidade e charme para o turismo brasileiro na Serra Gaúcha
O turismo se alimenta de experiências. Mas quando falamos desse assunto, nos referimos a diferenciais. Isso significa que as pessoas não querem mais viajar só para descansar. Elas desejam sair pelo mundo para vivenciar e apreciar novidades e serviços diferenciados. A Serra Gaúcha se consolidou como um dos principais destinos turísticos no Brasil, por receber anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes em busca dos seus atrativos. Frio, vinho de alta qualidade, comida típica italiana e uma cultura extremamente rica são as primeiras referências de acolhimento da região. Mas não poderíamos deixar de falar em hospitalidade.
O impacto que o turismo de experiência tem proporcionado pode ser identificado em todo setor, e na hotelaria não é diferente. Visando atender as necessidades dos turistas, visitantes ou amigos, estabelecimentos inovadores surgem com muita personalidade, como é o caso do Lote20 Hotel Boutique. Agora, Bento Gonçalves conta com um novo conceito de atendimento exclusivo e personalizado, acomodações de alta qualidade, decoração única, ambiente confortável e sofisticado: essa é a descrição perfeita do empreendimento. E o melhor, no lugar é possível conhecer as origens da região, oriunda dos imigrantes italianos. Toda a estrutura conta com a preservação e respeito pelo patrimônio cultural.
A visão de Rodrigo Benini, sócio do Lote20 é de que o conceito chegou para ficar no mercado. ‘Proporcionamos a opção hoteleira no estilo ‘extensão de casa’. O empreendimento está localizado no Caminho de Pedras, onde também é possível encontrar experiências que movimentam o turismo de negócios. No próprio conceito boutique fizemos parcerias com empresas da região, um polo produtor muito importante para contar com ambientes exclusivos no nosso espaço, onde possam ter extensões de seus showrooms, possibilitando também aos nossos hóspedes a intenção de compra. Desta forma fomentando o comércio das indústrias locais também’, relata Rodrigo.
Além dos espaços refinados, proporcionar uma incrível vivência ao visitante, zelando pelos cuidados com diferenciais do despertar do dia ao anoitecer, são exigências da casa. O espaço conta com nove suítes equipadas com frigobar free e possibilidade de café da manhã de forma intimista - em que o visitante pode escolher o ambiente que deseja desfrutar - bem como lounges, que é algo muito moderno. ‘Todas as suítes possuem um conceito diferente em sua ambientação, proporcionando assim ao hóspede formas distintas de curtir o hotel’, acrescenta.
O Lote20 oferece atrativos para movimentação do turismo local, como a hotelaria, o garden, que em breve será lançado e o espaço para eventos. ‘Não estamos nos Caminhos de Pedra por nada, optamos justamente pelo potencial que víamos na região e pela chance de crescimento, bem como a oportunidade de explorar a rede hoteleira e de prestação de serviços’, afirma Rodrigo. Além de um espaço super moderno, autêntico e atrativo, o sócio afirma que todo ambiente do Lote20 Boutique é ‘instagramável’, para que os visitantes possam estender ao máximo sua vivencia e compartilhar de lindas fotos com seus amigos.
Experiências Gastronômicas
Entre tantas experiências que o turismo proporciona, a gastronomia que revela novos sabores e pratos típicos é uma das principais atrações. Em Bento Gonçalves, por exemplo, tudo gira em torno do vinho e foi ao redor dessa paixão que nasceu a Cinco Cepas. Os sócios Augusto Cobalchini, Ricardo Cobalchini, Daniel Geisse, Rodrigo Geisse e Piero Basile trabalharam no conceito de um espaço em que as pessoas pudessem se sentir à vontade para apreciar vinhos diferentes e desfrutar de momentos de prazer ao lado de amigos. ‘A Vinheria funciona exatamente dessa forma. Tratamos apenas de deixar as pessoas completamente confortáveis para apreciar o vinho no modo correto: como elas quiserem’, destaca Augusto Cobalchini.
O empresário ainda explica que a proposta da Cinco Cepas é democratizar e desmistificar o vinho. ‘Buscamos transformar a experiência das pessoas de apreciar um bom momento acompanhando de um grande vinho em algo mais simples e descomplicado. Na Vinheria, por exemplo, ajudamos nosso cliente a elaborar seu próprio blend (mistura de cepas diferentes) ou lhe incentivamos a experimentar e comparar as diversas opções de vinhos e espumantes que servimos em taça diariamente, para que ele descubra seu paladar sem a necessidade de abrir várias garrafas’, explica.
O turista que visitar o espaço certamente voltará para casa com uma bagagem cheia de novas experiências. A seleção especial de vinhos da casa que compõem o cardápio são da região dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Isso permite ao turista degustar produtos de diversas vinícolas e levar para casa aqueles que mais tenha gostado. ’Acredito muito que o turismo em Bento está destinado a crescer de forma exponencial nos próximos anos. Quase todos turistas com que converso enaltecem o carinho que recebem aqui e a vontade que têm de voltar logo e repetir tudo. Penso que todos que empreenderem levando consigo essa característica tão nobre da nossa gente, de saber receber e tratar bem as pessoas, estarão no caminho certo’, pontua Cobalchini.
Conteúdo produzido para o Jornal Design Serra